Quem Somos

Em 1986, a igreja Holiness de Suzano tinha o seu terreno invadido por crianças que não tinham um lugar seguro para brincar. Com a chegada da assistente social, a convite do pastor, várias ações são feitas junto à comunidade, e assim nasce o Projeto Amar.

Em 1996, o trabalho passa por uma reestruturação, e surge o Instituto Amar Holiness, como entidade sem fins lucrativos, que passa a atender a comunidade com o serviço de creche.

Reconhecida como Utilidade Pública Federal desde 2004, o Instituto Amar Holiness atende atualmente 100 crianças de 2 a 5 anos no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NUDI) Monte Sion em regime de creche e pré-escola e até 100 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no Projeto Tempo de Viver e Conviver, ambos em parceria com a prefeitura de Suzano e da doação de pessoas físicas, nossos mantenedores.

 

Missão

“Usar nossos talentos e recursos em prol da comunidade, enfatizando o valor do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus.


História

Instituto Amar Holiness

Por volta de 1986, a Igreja Evangélica Holiness de Suzano, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, tinha um problema a resolver: durante a semana, as crianças da vizinhança insistiam em pular os muros do amplo terreno em que se localiza o templo da igreja para jogar futebol. Essas crianças procuravam, quase instintivamente, um lugar seguro onde pudessem brincar, dentro de um dos bairros mais violentos e carentes de Suzano, o Monte Sion.

Felizmente, daquilo que parecia um problema, veio o despertar para a busca de uma solução que ressaltou o compromisso cristão de servir ao próximo, e não o de se isolar ainda mais da comunidade circundante. O casal de pastores da igreja local na época, Mitsuo e Shizue Namba, juntamente com a assistente social Dirce Harue Ueno, membro da igreja, decidiram estruturar os primeiros trabalhos com a comunidade, ajudaram a organizar a Associação de Moradores, grupo de mulheres (crochê e pintura), alfabetização de adultos, cursos de datilografia, tai-ken-dô e reforço escolar, atividades que eram feitas nas dependências das igreja. As conquistas da época foram a iluminação pública do bairro, canteiro central na antiga Rio-São Paulo entre outros. O templo servia a comunidade para assembléias da Associação dos Moradores e distribuição dos tíquetes de leite às família do bairro Monte Sion e redondezas.

Em 1994, através do convívio com a comunidade, alguns membros da igreja passaram a observar um fato preocupante: pais estavam por deixar seus filhos trancados em casa para poderem trabalhar. Verificou-se também, que muitas casas eram chefiadas por mulheres, as quais são obrigadas a deixar suas crianças para saírem em busca de trabalho, a fim de prover seu sustento. Esta situação triste e gritante da realidade vivida por muitas crianças, fez nascer em algumas pessoas da igreja, o sentimento de inquietação e uma idéia que iria contribuir para a solução deste problema: criar uma creche.

Assim, tendo em vista a situação de risco social, da impossibilidade dos responsáveis quanto aos cuidados no lar por motivo de sobrevivência, e a fim de evitar o processo de exclusão social, membros da Igreja Evangélica Holiness decidiram, em meados de 1994, a implantação dos serviços de creche. Para isso, foram muitos os esforços: para a adequação/construção utilizando as próprias dependências da igreja, para montagem de equipe de trabalho com o levantamento de amigos mantenedores que participaram e ainda hoje participam sustentando a equipe, e a formação de parcerias como, os convênios com a Prefeitura Municipal, os Conselhos Municipais (de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e, Tutelar) e ainda o Fórum do Município.

Além, da necessidade de tornar as atividades com a comunidade até então informais em uma instituição com CNPJ próprio. Nasce assim o Instituto Amar Holiness.

Sua primeira atividade foi o NUDI MONTE SION inaugurado em 20 de abril de 1996. Entramos em funcionamento com o apoio da prefeitura municipal de Suzano através do envio de alimentação e alguns funcionários.

Iniciamos com atendimento a 25 crianças e hoje são 20 crianças atendidas em período integral e 80 em período parcial de segunda a sexta.

Atuando na comunidade desde 1986, uma grande preocupação continua sendo a inexistência de parques públicos ou áreas de lazer, restando para as crianças como única alternativa o brincar nas ruas em meio ao trânsito intenso de ônibus e de caminhões, vindos do Porto de Areia do Jardim Maitê. E aos adolescentes a exposição a situações de risco, como o fácil acesso as drogas.

Em seu Estatuto, consta como um dos objetivos, “Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica” que segundo a Política Nacional de Assistência Social, a proteção social básica tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Neste entendimento e na compreensão de outras legislações como o Estatuto da criança e do Adolescente, A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, a LOAS, as Orientações Técnicas sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a Norma de Orientação Básica – Resolução Comas/CONDICAS nº03/2011.

Em março de 2012 iniciamos as atividades do Projeto Tempo de Viver e Conviver – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos, em parceria com a Prefeitura de Suzano atendendo até 100 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Linha do Tempo

Clique nas datas e conheça a História do Instituto Amar Holiness.
1983
1986 e 1987
1989
1992
1993
1994
1995
1996
1997
1999 a 2013
2002
2003 a 2006
2009 a
2013
2012
2014
2015
2020 a 2021
2021

1983

Fotos que mostram o terreno ainda sem muros, sem quadra ou gramado.

1986 a 1987

Chegada da assistente social Dirce Harue Ueno e início do Projeto Amar.
Atendimento odontológico, alfabetização de adultos e dia das crianças com participação de cerca de 100 crianças da comunidade.

1989

Mini- acampamento realizado com a ajuda dos jovens universitários e profissionais.

1992

Eram oferecidos cursos diversos: pintura em pano de prato, datilografia, futebol.

1993

Distribuição de sopa no bairro Belém.

1994

Início da campanha Pró-Construção do prédio para atendimento da creche.

1995

Fotos da 1ª Festa Caipira na Igreja do Bosque; Campanha pró-construção da creche

1996

Formalização do Instituto Amar Holiness, formação de diretoria e CNPJ. Em 20/04, inauguração do NUDI Monte Sion, com atendimento em regime de creche a 25 crianças, em parceria com a Secretaria da Promoção Social.
Inauguração da 1ª Fase e crianças atendidas.

1997

Inauguração do 2º piso do prédio e ampliação de atendimento.

1999 a 2013

Curso de informática em parceria com o SENAI.

2002

O NUDI Monte Sion passa a ser coordenado por pedagoga, pois a creche passa a ser um serviço da Secretaria de Educação.

2003 a 2006

Período de execução das atividades do Projeto Espaço Amigo- destinado a crianças no contra turno escolar em parceria com o Governo de São Paulo.

2009 a 2013

Período de execução das atividades do curso de auxiliar administrativo – Projeto Administrando o Futuro, em parceria com SENAI.

2012

Em março, início do Projeto Tempo de Viver e Conviver, atendendo até 100 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

2014

Inauguração do site

2015

Culto de celebração 29 anos de Projeto Amar

2020 a 2021

Atividades Online Periodo de Pandemia Covid 19

2021

A Dirce foi uma das pioneiras no trabalho do Instituto Amar.

DIRCE HARUE UENO KOGA (Nascimento: ⭐️ 10/01/1964 | Falecimento 🪦 29/10/2021)

Conheci-a no Acampamento Panorama, SP, ainda adolescente sorridente de cerca de 15 anos. Morava em Flórida Paulista, oeste do Estado SP.

Muito dedicada em tudo, mas de saúde frágil. Estudou em Franca, UNESP, Serviços Sociais, fez Doutorado, parte dele na França. Escreveu livros em parceria com colegas professores e recebi ainda em PDF o último livro dela, duas semana antes de entrar em coma e descansar. Quando era recem formada, na década de 80, ela veio para Suzano, quando havia no coração do Mitsuo o sonho do Projeto Amar pelas crianças do bairro. Com a vinda da Harue o sonho tornou-se realidade e muito mais. Nessa época iniciou o movimento pro formacao da Associação dos Miradores do Bairro juntamente com a vizinhança. Após 10 anos o Projeto virou Instituto Amar Holiness. Ela foi uma irmãzinha para mim e tia Harue para meus filhos. Os três filhos pediram à tia Harue e tio Koga participarem do casamento deles como padrinhos. Encerrou sua carreira como professora e orientadora na PUC-SP, recebeu palavras de honra do Conselho de Serviços Social do Estado de SP, como uma profissional que influenciou milhares de estudantes em todo o Brasil. Nosso carinho e homenagem a tia Dirce, como as crianças a chamavam. (texto de Shizue e Esther Namba)


Homenagem a Harue

por Fernando Kuroishi

Passados alguns anos desde que eu ouvi falar sobre o projeto Amar, hoje vejo que não conseguimos imaginar os planos de Deus, através dos anos, quantos milagres, vidas transformadas, recursos, e amor muito amor! O nome do projeto que veio como o seu desafio, veio com o chamado de queridos irmãos e irmãs, entre elas a irmã Harue Ueno.

Ainda me lembro qdo fui conhecer o trabalho da Irma Harue na Visão Mundial, passei uma tarde perguntando sobre a importância da Ação Social na vida da igreja. Ela estava ocupada, e depois de horas, percebi que viver nessa área era muito estressante! No meio do caminho ela me indicou uma leitura do Pr John Stott, no seu livro “Cristãos numa Sociedade não cristã,” onde entendi que nós cristãos não precisamos mais atividades mas de uma nova convicção, convicção de amar mais, nos preparar mais, nos esforçar mais, orar mais , estudar mais, para entender que quanto mais servimos a Ele capacitados, o eu diminui e Cristo cresce em nos.

Foram muitas os momentos de servir, mas o milagre era que Ele sempre transformava as vidas

desde o simples cortar do cabelo de uma criança cheio de piolhos, braços cansados ao segurar bonecos de fantoche, administrar os recursos que não tínhamos, ônibus repletos de irmãos de outras cidades que entalava na valeta, famílias e profissionais abençoados apenas por estarem lá, que delicia, os sorrisos e choro de saber que o dia não termina quando acaba, mas quando a vontade Dele se cumpre.

Depois de participar de muitas dessas fases, recebi um convite para participar da diretoria do Amar.

Nessa etapa, irmãs como Maria Keiko, Leticia chegaram com o Pr Luis e o projeto passou a ser o Instituto Amar. A gestão era desafiadora, ter um livro caixa, conta bancaria, contabilidade, folha e funcionários, onde através dos conhecimentos da faculdade enfim os via na prática.

Várias diretorias tivemos, com o apoio dos pastores e líderes que enfim a diretoria amadureceu com transição para os membros da igreja local.

E assim, vemos hj o mover do Senhor desafiando as novas gerações e que já vislumbram esse milagre e tem aprendido a receber como tenho aprendido, o milagre de Amar. Ebenezer.


Parceiros

Holiness Igreja Evangélica Holiness Igreja Evangélica
Cause Social Corretora Cause Social Corretora
Prefeitura de Suzano Prefeitura de Suzano
Soulcial Soulcial